Saiba como tratar e prevenir a compulsão alimentar

Você conhece alguém que se alimenta de maneira compulsiva ou já passou por essa situação? Saiba que existem tratamentos para lidar com esse problema, afinal, na maioria das vezes, isso indica que o paciente se encontra com alguma doença psicológica.

Para te ajudar a entender o que é e quais são os sintomas da compulsão alimentar, hoje fizemos um guia completo sobre o assunto. Portanto, confira e saiba mais!

Continue lendo “Saiba como tratar e prevenir a compulsão alimentar”

O que é inteligência emocional?

Você consegue controlar as suas emoções quando está passando por uma situação de estresse, ansiedade ou tristeza? Você sabia, que é possível ter equilíbrio em relação aos sentimentos? Isso acontece, porque utilizando a inteligência emocional, o indivíduo pode utilizar a sua parte racional do cérebro para gerir suas emoções.

Para te ajudar a saber mais informações sobre inteligência emocional, nós explicamos qual o seu conceito e os cinco pilares que norteiam essa ideia. Assim, você pode obter esse tipo de inteligência e desenvolver sua vida pessoal e profissional para conseguir mais resultados positivos.

Continue lendo “O que é inteligência emocional?”

Saiba o que é esquizofrenia

A esquizofrenia, é uma doença psicológica bastante conhecida, mas não muito recorrente, afinal apenas 1% de toda a população possui esse tipo de problema.

Essa doença tende a desenvolver principalmente, em homens com idade de 15 a 35 anos e não é comum diagnosticá-la logo no começo, pois os seus sintomas só se agravam com o passar do tempo.

O ideal é que logo depois de diagnosticada, a doença mental seja tratada de forma que o esquizofrênico possa conseguir ter uma vida normal.

Para que você possa entender um pouco mais sobre a esquizofrenia, separamos algumas informações importantes acerca dessa doença. Então, confira o nosso post, e saiba mais!

Continue lendo “Saiba o que é esquizofrenia”

Saiba o que é uma pessoa narcisista

Você consegue identificar uma pessoa narcisista? Esse transtorno de personalidade é bastante comum e pode gerar diversos problemas para quem o tem, pois os narcisistas possuem necessidade de atenção e se sentem superiores às demais pessoas, o que acaba prejudicando sua vida pessoal e profissional.

Se você se considera uma pessoa narcisista, ou conhece alguém que possui senso de superioridade, continue lendo o nosso post de hoje, pois falaremos sobre as principais características do narcisismo e como tratá-lo.

Continue lendo “Saiba o que é uma pessoa narcisista”

Saiba o que é agorafobia: transtorno relacionado a ataques de pânico

Você sente medo de ficar em locais fechados, como cinemas e elevadores, ou conhece alguém que tenha esse receio? É provável que essa sensação seja gerada por um problema bastante comum: a agorafobia.

Esse transtorno gera ataques de pânico e está relacionado com distúrbios de ansiedade. No entanto, é necessário fazer um tratamento para que a pessoa doente possa ter uma vida normal, livre das sensações de desespero.

Se você deseja saber mais informações sobre essa disfunção, que é mais comum do que se imagina, confira nossa matéria acerca desse assunto, pois vamos explicar quais os sintomas e como tratar essa doença psicológica.

Continue lendo “Saiba o que é agorafobia: transtorno relacionado a ataques de pânico”

Distúrbios alimentares: tipos, sintomas e tratamento

Os distúrbios alimentares são causados por um consumo excessivo de alimentos ou até mesmo pela sua redução. Isso porque uma alimentação desregulada é o principal causador dessa doença.

Esse problema normalmente ocorre em mulheres no período da adolescência e da vida adulta, gerado pela busca do corpo perfeito.

Para saber mais informações sobre esse distúrbio que tem afetado a vida de tantas mulheres, continue lendo o nosso post de hoje!

Continue lendo “Distúrbios alimentares: tipos, sintomas e tratamento”

Saiba como ajudar alguém com depressão

A depressão é um problema que afeta muitas pessoas e por isso, é provável que alguém muito próximo da gente esteja sofrendo com esse distúrbio. Mas você sabe como lidar com um amigo que está depressivo? Isso pode não ser uma tarefa fácil, mas seguindo as nossas dicas é possível ajudá-lo.

Se você deseja ajudar um amigo ou um familiar próximo que está com depressão mas não sabe como fazer isso, continue lendo este post, pois explicaremos como lidar com pessoas depressivas. Confira e saiba mais!

Continue lendo “Saiba como ajudar alguém com depressão”

O que é a Síndrome de Burnout e como ela deve ser tratada

Tensão emocional e estresses diários podem ser facilmente descritos pela maioria das pessoas que estão dentro do mercado de trabalho. Mas você sabia que esses podem ser os sintomas da Síndrome de Burnout?

Conhecida como a síndrome do esgotamento profissional ela foi descrita pela primeira vez em 1974, mas nesse ano (2019) ela volta a ser o foco das atenções por ser reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma síndrome crônica.

Ficou interessado em saber mais sobre essa síndrome que está presente no dia a dia de grande parte dos brasileiros? Neste texto vamos te esclarecer sobre a Síndrome de Burnout.

Continue lendo “O que é a Síndrome de Burnout e como ela deve ser tratada”

Saiba o que é psicodrama e quando esse método é utilizado

O psicodrama é um dos principais métodos utilizados para desenvolver a terapia, além de ser uma das formas mais eficientes de entender quais são os sentimentos do paciente diante de determinada situação.

Por isso, o psicodrama é bastante utilizado por diversos psicólogos na hora de compreender o comportamento do paciente, afinal através da dramatização é possível entender de forma mais profunda as sensações do mesmo.

Então, ficou curioso para saber mais informações acerca do psicodrama? Confira a nossa matéria, pois fizemos um guia completo sobre o assunto.

Continue lendo “Saiba o que é psicodrama e quando esse método é utilizado”

Você sabe o que é nomofobia? Saiba identificar, prevenir ou tratar

Você já ouviu falar em nomofobia? Essa fobia está relacionada ao uso de aparelhos eletrônicos, ou seja, as pessoas que possuem essa síndrome passam mal quando estão longe do seu celular, por exemplo.

Mas, calma não é porque você tem um pequeno vício em tecnologia que já pode ser diagnosticado com a nomofobia, afinal essa dependência digital está atrelada a sensações de taquicardia, irritabilidade, e até mesmo de pânico, caso a pessoa esteja sem seus aparelhos eletrônicos.

A tendência ainda é que esse problema avance, pois o crescimento do acesso à tecnologia tem sido maior até mesmo que o acesso ao saneamento básico, e pelo menos 90% dos jovens possuem celular.

Sem falar que, ele tem se tornando cada vez mais indispensável na vida das pessoas, tanto para trabalho, quanto para estudo, e até mesmo para as relações pessoais.

Então, diante da grande participação da tecnologia na vida das pessoas hoje em dia, ficou curioso para saber mais sobre o que é a nomofobia, e como é possível tratá-la? Confira o nosso post, e saiba mais.

Continue lendo “Você sabe o que é nomofobia? Saiba identificar, prevenir ou tratar”