Saiba o que é carência afetiva, seus sintomas e como tratar

Você sabia que muitas pessoas sentem carência afetiva? Isso é o que demonstra diversas pesquisas feitas por instituições renomadas.

A carência tem se tornado cada vez mais comum na vida das pessoas, principalmente por conta do advento da internet, que tem distanciado os indivíduos, de forma a torná-los menos sociáveis.

É possível que você também já tenha tido esse sentimento alguma vez na sua vida, caso já tenha se sentido sozinho em algum lugar mesmo que esse esteja lotado, ou se sentido inferior e desiludido em relação às demais pessoas.

Então, a carência afetiva já fez ou ainda faz parte da sua vida, e você deseja entender um pouco mais sobre o assunto para tratá-lo? Confira a nossa matéria, pois fizemos um guia completo para que possa entender mais acerca desse problema tão recorrente nos dias atuais.

Continue lendo “Saiba o que é carência afetiva, seus sintomas e como tratar”

Saiba como controlar a ansiedade

Você se considera uma pessoa ansiosa, pois tende a sentir maiores palpitações do coração, a suar, e até mesmo a passar mal diante de situações que possam fugir do seu controle? Além disso, você não sabe o que fazer em momentos como esses?

Esse post foi feito para você, pois listamos as principais dicas de como controlar a ansiedade, para não deixar a mesma afetar o seu dia a dia. Então, confira e saiba mais!

Continue lendo “Saiba como controlar a ansiedade”

Saiba como é a terapia familiar e seus benefícios

Você está passando por alguns problemas quanto à relação com a sua família? Você sabia que isso é mais comum do que imagina? Por isso foi desenvolvido um excelente método capaz de melhorar esse relacionamento: a terapia familiar.

A psicologia familiar é capaz de melhorar a convivência entre os integrantes da família, sejam esses pais e filhos, avós e netos, tios e sobrinhos, entre outros.

Então, ficou interessado em saber como essa terapia funciona? Confira o nosso post, pois fizemos um guia completo sobre o assunto.

Continue lendo “Saiba como é a terapia familiar e seus benefícios”

O que é o sentimento de culpa?

Você já sentiu em algum momento da sua vida o sentimento de culpa? Essa sensação é bastante comum entre pessoas que procuram ser perfeitas. Por isso elas tendem a culpar-se quando erram, mesmo que minimamente.

Esse sentimento ocorre também quando o indivíduo se arrepende de alguma atitude que tomou, e trouxe consequências negativas para a sua vida, ou quando uma pessoa percebe que possui diversos defeitos, e não os aceitam.

Por isso, a sensação de culpa pode ser frequente no dia a dia do indivíduo, o que gera muitos problemas à pessoa que sente-se culpada.

Não é à toa que o recomendado é procurar um profissional, pois esse proporciona assistência, e realiza um tratamento eficiente para situações como essas, fazendo com que a pessoa possa ter uma vida normal.

Então, ficou interessado em saber como se desenvolve o sentimento de culpa, e como é possível lidar com esse problema? Confira a nossa matéria, pois fizemos um guia completo sobre o assunto.

Continue lendo “O que é o sentimento de culpa?”

Por que as pessoas se cortam. Entenda os motivos e saiba como ajudar

A prática da automutilação é muitas vezes usada como uma válvula de escape pelas pessoas. Isso porque elas relatam que o ato de se ferir, diminui a dores emocionais, seja a angústia ou a tristeza, de forma a amenizar a dor no peito.

Esse transtorno mental é bastante sério, e deve ser rapidamente tratado com a ajuda de um psicólogo, que irá procurar saber quais os motivos que levam o indivíduo a praticar a autoagressão.

Pois, as pessoas que se cortam, tendem a já possuir alguma doença mental, ou desenvolver algum distúrbio ainda pior, podendo até mesmo realizar tentativas de suicídio.

Então, ficou interessado em obter mais informações sobre esse problema que atinge jovens e adultos? Confira a nossa matéria, pois nela explicamos tudo o que você precisa saber acerca desse assunto.

Continue lendo “Por que as pessoas se cortam. Entenda os motivos e saiba como ajudar”

O que faz um psicólogo

Você já parou para pensar sobre a importância do profissional da psicologia para a sociedade? O psicólogo é o responsável por realizar estudos acerca da mente humana, de forma a compreendê-la, e destrinchar tudo o que há por detrás de atitudes e comportamentos específicos.

Assim, o psicólogo ouve todas as indagações e percepções da pessoa, e por meio disso tenta diagnosticar qual pode ser a origem dos seus pensamentos, de forma a procurar meios nos quais possam ajudar o indivíduo a ter uma melhor qualidade de vida.

No entanto, o psicólogo pode atuar em diferentes áreas, e por isso possui diversas possibilidades de carreira. Então, ficou curioso para descobrir mais informações sobre essa profissão? Confira a nossa matéria, e saiba mais!

Continue lendo “O que faz um psicólogo”

Conheça as principais doenças psicológicas

Nos dias de hoje há muita pressão e estresse na rotina das pessoas, o que eleva as chances de as mesmas desenvolverem doenças psicológicas. Por isso, os distúrbios psicológicos são problemas que estão cada vez mais comuns.

No entanto, muitas pessoas não levam a sério, o que acaba desenvolvendo ainda mais o problema. Assim, em situações como essa, recomendamos que você procure a ajuda de um profissional para fazer um tratamento terapêutico.

Diante de tantas informações, ficou interessado em saber quais são as principais doenças psicológicas que tem acometido boa parte da população? Confira a nossa matéria, pois separamos os distúrbios psicológicos mais comuns.

Continue lendo “Conheça as principais doenças psicológicas”

O que é uma crise nervosa? Entenda e saiba como ajudar

Você já ouviu falar em crise nervosa? Esses ataques relacionados ao sistema nervoso tem ocorrido com diversas pessoas, e se tornando mais comum do que imaginamos. 

Esse problema emocional muitas vezes é causado por desentendimentos nos relacionamentos pessoais, situações de pressão excessiva no ambiente de trabalho, e outras situações que podem levar à sensação de estresse.

Devido a sua gravidade é necessário que o indivíduo rapidamente procure formas de combatê-lo. Afinal a crise de nervos indica que as coisas estão fora do controle, sem falar que as suas consequências podem ser desastrosas.

Por esse motivo, recomendamos que se você estiver tendo episódios de ataque de nervos, procure a ajuda de um profissional para que esse desequilíbrio seja tratado, e para que consiga obter mais controle em relação às suas emoções.

Mas, antes leia a nossa matéria, pois explicamos tudo sobre o ataque de nervos, e o que é preciso ser feito diante de uma crise nervosa. Então, confira e saiba mais!

Continue lendo “O que é uma crise nervosa? Entenda e saiba como ajudar”

Psicóloga Juliana Campos

Sou psicóloga, com especialização em Gestalt e MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

Trabalho como psicóloga clínica atendendo adolescentes, adultos e idosos desde 2006.

Durante minha trajetória profissional tive a oportunidade de atuar em diferentes contextos como na área de recursos humanos, consultório particular, clinica de neuropsicologia e sexualidade humana e como oficial psicóloga da Marinha do Brasil. 

A base do meu trabalho é desenvolver a empatia e o vínculo com meu cliente o que contribui para o sucesso do processo terapêutico. Através da abordagem científica da Gestalt Terapia, Existencial-Fenomenológica, trabalho com o objetivo de ajudá-lo em seu processo de crescimento pessoal e autoconhecimento, buscando uma ampliação de sua consciência sobre seu próprio funcionamento o que contribui para que ele realize escolhas que atendam as suas reais necessidades.

Desta forma, é importante que ele assuma a responsabilidade diante de suas escolhas e pela construção de sua história para que ele possa realizar mudanças em si mesmo e em sua vida.

Quer fazer uma sessão comigo, acesse meu perfil em https://www.talkfreud.com/psicologo/juliana-campos

Gostou do conteúdo e quer ler mais sobre Dicas Para Saúde Mental?  Acesse o blog do FalaFreud e leia nosso conteúdo feito por nossos especialistas para você!

FALAFREUD

O FalaFreud tem a solução para a sua empresa. Através de um serviço de comunicação ágil, seguro e acessível, você pode proporcionar o benefício da terapia para os seus funcionários. Além de psicólogos licenciados e experientes, nossos profissionais contam com um horário flexível, como por exemplo de manhã cedo ou a noite, o que não afetará na carga horária de trabalho dos funcionários. 

Como gostar do seu trabalho? Confira dicas infalíveis

Como gostar do seu trabalho quando a rotina é pesada, seu chefe é autoritário ou o salário não é como você gostaria? Confira as dicas!

É no trabalho que normalmente passamos a maior parte dos nossos dias. Além disso, é ele que nos faz acordar preocupado no meio da noite e consome um bom tempo da nossa vida. Assim, já que passamos tanto tempo trabalhando, por que não tirarmos proveito enquanto fazemos isso? Nesse texto você verá algumas dicas de como gostar do seu trabalho.

Pesquisa mostra número alto de funcionários infelizes

Infelizmente, ainda é minoria o número de pessoas que de fato gosta do que faz. Com isso, a consequência é um impacto negativo na qualidade do trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Gallup em 2015, menos de um terço dos funcionários estão totalmente engajados em seus trabalhos.

Além disso, o estudo também descobriu que não importa o tamanho do seu contracheque – o dinheiro nem sempre é uma motivação sustentável. E não importa qual seja o seu cargo – o nome do cargo geralmente não tem conexão com significado ou motivação. Então, como é que algumas pessoas podem ser bem pagas, mas sentem-se desconectadas com o que fazem, enquanto outras trabalham em situações que estão longe de serem ideais e ainda assim se sentem satisfeitas?

Aprendendo a gostar do seu trabalho

De acordo com Karen Carlucci, terapeuta licenciada em Nova York, o segredo está em dar significado. “O significado é o que nos dá motivação, e as pessoas muitas vezes encontram significado em seu trabalho quando sentem necessidade e são apreciadas”, disse ela. Ou seja, uma vez estabelecido o senso de propósito, a motivação para se comprometer com um trabalho e fazê-lo da melhor forma possível seguirá ”.

Para encontrar significado e aprender como gostar do seu trabalho confira algumas dicas:

1. Procure uma motivação e dê significado ao trabalho

A primeira dica de como gostar do seu trabalho é identificar o que você gosta de fazer. Descobrir o que você gosta vai lhe dar uma direção e um sentimento de propósito. Portanto, Jennifer Way, CEO da Way Solutions, empresa de gestão de carreira, recomenda se fazer estas perguntas:

  • O que inicialmente te atraiu para essa vaga?

Foque naquilo que fez com que você se interessasse por essa vaga no primeiro momento. Com isso, você poderá eliminar pensamentos negativos que você possa ter em relação ao eu atual cargo.

  • De que forma você contribui para a sua empresa?

Quais dons e talentos você está utilizando em sua função atual? Qual o valor que você traz para a sua área? Focar na sua contribuição para aempresa pode ajudá-lo a sentir mais engajado com o que você faz. Esse pode ser um excelente começo para aprender a gostar do seu trabalho.

  • Existem projetos no trabalho que te interessam?

Existe algum projeto que você possa estar interessado em fazer parte? Isso, portanto, pode te desafiar a pensar de outra forma. Além disso, você poderá estimular sua imaginação e conhecer novos colegas de trabalho.

2. Construa relacionamentos

De acordo com a empresa Gallup, as pessoas que têm um melhor amigo no trabalho têm sete vezes mais chances de serem mais engajarem seus empregos. Contudo, se esse não for o caso, um amigo próximo já basta. Isso porque, a Gallup descobriu também que as pessoas que simplesmente têm um bom amigo no local de trabalho têm maior probabilidade de ficarem satisfeitas.

Portato, se você deseja encontrar mais significado em seu trabalho, programe algum tempo para fortalecer seus relacionamentos na empresa.

3. Olhe para fora

Caso um colega de trabalho não seja uma opção, você pode sempre olhar para fora das paredes do seu escritório. Isto é, “não precisa ser limitado ao local de trabalho”, disse Jennifer Way. “Pesquise redes profissionais fora do seu local de trabalho, onde você pode se conectar com outras pessoas em sua profissão. Além disso, reflita se existe em seu setor que você gostaria de almoçar ou tomar café regularmente”.

4. Mude sua atitude

Ter uma boa atitude no trabalho é fundamental e pode ser um precursor para você se sentir mais feliz em seu cargo. Embora seja mais fácil falar do que fazer (e mais fácil para algumas funções do que outras), uma boa atitude é algo que vem com prática e atenção. Para isso, considere trabalhar em suas habilidades interpessoais, ou seja, você aprender a tratar os outros com mais atenção, o que fará com que eles respondam de maneira gentil. Tudo isso pode contribuir para deixar dia a dia mais satisfatório.

O trabalho deve estar sempre atrelado a uma realização pessoal

Pergunte-se: você ama seu trabalho? Ou você teme segunda, terça, quarta e quinta-feira (e talvez até mesmo as horas antes do almoço na sexta-feira)? Se você quiser encontrar significado, lembre-se de olhar além das tarefas cotidianas e focar no resultado final que lhe trará satisfação – mesmo que seja apenas o contracheque.

Além disso, reflita sobre o que te tira da cama de manhã, dia após dia? Com o que mais você se importa? Pode ser que a resposta seja dinheiro (ou coisas que compramos com ele) e tudo bem. Contudo, o importante é reconhecer nossos valores fundamentais e honrá-los. Isso, portanto, nos levará a uma vida de trabalho mais alinhada e produzirá sentido para avançarmos. ”

Gostou do conteúdo e quer ler mais sobre Dicas Para Saúde Mental?  Acesse o blog do FalaFreud e leia nosso conteúdo feito por nossos especialistas para você!

Fonte: https://www.talkspace.com/blog/2018/09/find-meaning-at-work-tips/

FalaFreud

O FalaFreud tem a solução para a sua empresa. Através de um serviço de comunicação ágil, seguro e acessível, você pode proporcionar o benefício da terapia para os seus funcionários. Além de psicólogos licenciados e experientes, nossos profissionais contam com um horário flexível, como por exemplo de manhã cedo ou a noite, o que não afetará na carga horária de trabalho dos funcionários. 

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais!